Um fato que ninguém discorda: nunca houve melhor época para ser escritor do que nos dias de hoje. Seja com editoras tradicionais ou como autor independente, é possível ter uma carreira de sucesso alicerçada em estratégias de marketing digital. Além disso, existem autores que conseguem, além do sucesso com seus livros, ganhar muito dinheiro com palestras e conhecimento – mas vamos focar no que eu tenho experiência, que é como mostrar o trabalho do escritor independente.
A verdade é que existem inúmeros escritores de qualidade, com bons livros prontos, mas que não entendem as possibilidades da internet. A internet é o caminho para monetizar nossas paixões, para mostrar nosso trabalho, sermos descobertos por outros leitores. A questão da qualidade do livro, apesar de subjetiva, não vai garantir que seu livro seja lido e descoberto. Nosso tempo é marcado por pessoas que gostam de pessoas, seja uma pessoa interessante nas suas redes sociais, mostre seu trabalho e esteja pronto para dar os primeiros passos na carreira de escritor.
Assim, quer você tenha uma publicação tradicional ou uma auto publicação, seu livro não terá sucesso sem o marketing para leitores em potencial. Mas por onde começa o novo autor? Como ela deve passar seu tempo online e fazer quais tarefas?
Vou deixar com vocês algumas dicas valiosas para que você coloque em prática e pare de torcer que os outros te descubram sozinho:
- Conheça sua audiência: você deve conhecer o seu público, saber o que ele lê, como ele descobriu você. Se você já tem algum tempo de estrada, é mais fácil saber disso, pois o próprio Instagram, por exemplo, apresenta dados de faixa etária, localização, melhores horários para conversar com eles. Se você está começando, sugiro que pense no tipo de livro que você gosta de ler, procure grupos e comunidades que gostem da mesma coisa na internet. Veja quem está lendo livros parecidos com os seus e se aproxime deles.
- Site profissional: no Brasil a maioria dos escritores ignora esse detalhe, mas é importante ter um site próprio, com o seu domínio, onde você vai reunir informações sobre o teu trabalho. As redes sociais tem dono, as modas mudam, mas o teu site estará lá. Ah! É importante fazer captura de e-mails, para ter um contato direto com teu leitor, quando precisar.
- Seja seletivo: escolha uma ou duas mídias sociais para concentrarem sua atividade, no meu caso eu escolhi o Instagram como principal plataforma e o Facebook e o Youtube trabalham de forma paralela. Domine a principal ferramenta e produza conteúdo de qualidade.
- Envolvimento: não seja apenas uma marca, não use a rede social como espelho do que você gostaria de ser, mas use como vitrine, mostrando o que tua audiência realmente quer ver. Permita que teu leitor seja teu amigo, converse com ele, se ele produzir conteúdo interessante, siga de volta, curta e interaja com ele.
- Peça ajuda: abra caixas de perguntas, mostre os bastidores e deixe que seu leitor participe de algumas criações. Por exemplo, Victor Heringer permitiu que escritores participassem do livro “O amor dos homens avulsos”, Gustavo Ávila usou nomes de leitores para serem mortos no seu livro mais recente. Trate seu leitor como você gostaria de ser tratado pelo seu escritor favorito.
- Não faça spam: aqui uma dica importantíssima. Não invada direct, Messenger e etc. mandando mensagens padrões, copia e cola, cheio de links para todos os teus livros na Amazon. Pior ainda se você jamais conversou com o seu leitor. Crie uma parceria, o interesse pela tua obra virá atrás.
- Seja profissional: além do site, tenha boas fotos de perfil, nada de foto com a esposa recortada, ou aquela selfie marota. Se não tiver algum amigo fotografo, ao menos tire uma boa foto de perfil com um celular que tenha qualidade de imagem. Na descrição de seu perfil, diga em uma frase o que você escreve e tenha um link para que o leitor possa buscar teu livro.
Espero que vocês tenham gostado do post. No meu Instagram, eu divido mais dicas dobre marketing para autores, apenas para quem pedir para participar do “close friends”. Aguardo vocês!