Sobre a capa do ANDARILHOS

Posted on Posted in Sem categoria

Olá, leitores!

É com muito orgulho que apresentamos para vocês a arte da capa do livro “Andarilhos”, que será lançado pela Martins Livreiro – Editor em breve.

Antes de falarmos sobre a arte desse livro, gostaria de dizer que ela é a continuidade de um projeto maior. Quando criamos esse site, entrei em contato com o ilustrador Tiago Oliveira, do Oliven Studio, para fazermos um trabalho em parceria de identidade visual.

Daquela primeira conversa e captando a pegada dos meus textos o Tiago fez o “banner” do site e da minha página no Facebook.

Logo após, resolvemos expandir o universo dessas ilustrações e criamos o projeto “Contos Sangrentos”, livro disponível no Wattpad, onde publico um conto por mês, ilustrado pelo Tiago, utilizando a mesma técnica em todos os projetos.

Depois disso, o Tiago leu o livro “Andarilhos” e criou a capa do livro que estarei lançando entre junho e julho. A ideia é que os leitores reconheçam essa identidade e esses pontos que as ilustrações se comunicam, assim como meu texto e meus temas acabam se comunicando.

Sobre o tema, convidei o Tiago para fazer algumas explicações sobre as técnicas escolhidas.

Com a palavra, Tiago Oliveira do Oliven Studio:

“A ilustração integra-se como parte da narrativa complementando-a com características que são possíveis apenas através do uso da imagem. Como as ilustrações que tenho desenvolvido para o R. Tavares na maioria das vezes são visualizadas antes da leitura, sinto ter a responsabilidade de ajudar na imersão dos leitores nas suas histórias. Elas são uma chamada para leitura, mas não podem entregar todos os acontecimentos.

O contraste oferecido pelo uso de palhetas de cores limitadas, com o uso de formas mais geométricas, adequa-se bem aos meios digitais pelos quais o autor tem bastante contato com seus leitores. Mas além disso, o sintetismo das figuras também tem a função de direcionar o pensamento dos leitores para uma interpretação dentro de um universo mais simbólico.

Assim, as informações não são apresentadas de uma maneira óbvia e, apesar da aparente simplicidade, possuem significados secundários. Após a leitura do texto, acredito que elas oferecem uma nova interpretação. Isso está muito presente na capa do livro “Andarilhos”, pois, a imagem que inicialmente desperta curiosidade somente pode ser compreendida depois da leitura do livro.”

Como vocês viram, o projeto de um livro não é algo tão solitário assim. Obrigado pela parceria Tiago! A capa ficou foda!

graficzny.com.pl

A parceria com o Tiago foi possível graças ao intermédio da produtora “Segue”.

Abraços

R. Tavares

One thought on “Sobre a capa do ANDARILHOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *