Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 28/08/2017:
Olá meus amigos, aqui quem fala é o Rodrigo Tavares e esse é o nosso boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.
A dica dessa semana é o livro “Os Senhores da Guerra” do escritor gaúcho José Antonio Severo.
O cenário e a época são os últimos dias da revolução de 1923, no Rio Grande do Sul. O protagonista é o jovem advogado Júlio Rafael Bozano, possuído e atormentado pelos demônios da política. O narrador é o secretário da força comandada por Bozano. Sua voz nos leva para dentro dos acampamentos, para as rodas de fogo, para as reuniões do alto comando e para as inquietações que pontuam a véspera das batalhas.
É um livro denso e que apresenta um belo recorte de mais uma guerra civil desconhecida da maioria dos brasileiros.
Recentemente o livro foi adaptado para o cinema pelas mãos do diretor Tabajara Ruas. Os Senhores da Guerra – O filme foi lançado no ano passado com participações dos atores Leonardo Machado, Andre Arteche e Rafael Cardoso. Diferentemente do livro, que se prende nos detalhes mais políticos da revolução, o filme se concentra no drama dos personagens – como manda a cartilha das boas histórias: os irmãos Bozano participam da revolução em lados opostos e estão prestes a se encontrar na linha de tiro. Filme muito bem dirigido e com a fotografia belíssima que nos remete aos melhores faroestes.
Então, a dica da semana foi o OS SENHORES DA GUERRA, publicado pela Editora L & PM, que é uma boa pedida para quem gosta de romances históricos.
Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um bom fim de semana e bons livros!