Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 28/06/2018:
Olá meus amigos, aqui quem fala é o escritor Rodrigo Tavares e esse é o boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes. Estamos ao vivo na RadioSul.net e no Stories do Instagram @tavaresbage.
A dica dessa semana é o livro “Noite Adentro” do escritor gaúcho Tailor Diniz.
Esse livro é o que encerra a trilogia Fronteiras e Sombras, que ainda tem os livros A Superfície da Sombra, que a pouco estava em sua versão filme nos cinemas, e Em linha reta.
Na trama, o protagonista Antonio Messias deixa o Brasil e se hospeda na casa de Inácio Aremendía, ex-colega de faculdade e de militância que vive em Castillo Blanco, cidade fronteiriça uruguaia criada por Tailor Diniz. Messias carrega consigo algum segredo, foge de algo, mas pretende voltar para casa “assim que a poeira baixar do outro lado”. Já Aremendía se abriga em uma construção em escombros e leva uma vida oculta, ligada ao crime.
Os personagens se encontram em uma noite na qual Aremendía descobre que amigos seus foram mortos, e a dupla se envolve em uma trama de mistério, regada a sexo, vinho e parrilladas. A narrativa se desenvolve com agilidade, em uma aventura que dura aproximadamente 12 horas.
Eu conheci pessoalmente o autor quando dividimos a mesa Fronteiras e Interiores do Crime no festival de literatura Porto Alegre Noir. O Tailor é um autor experiente e muito generoso, ao conduzir e encantar a todos nós com suas histórias e causos dos bastidores da estrita e dos filmes.
Ficamos surpresos ao notar o quanto Noite Adentro dialoga com o meu Noite Escura em temática, cenário e ambientação. São histórias de fronteira, que poderiam ter se passado em cidades vizinhas. Bebemos nas fontes dos mesmos mestres e eu tenho orgulho de ter conhecido o Tailor e poder indicar esse livro com o nosso selo de procedência: DA FRONTEIRA.
O amigo Oscar Bessi Filho disse com autoridade: “Algo que se pode dizer de Noite Adentro é que temos um romance noir quase à risca: as poucas luzes que iluminam os cenários gelados, desde o primeiro parágrafo, vêm das parrillas, da lua distraída ou dos olhares incandescentes e plenos de mistério das personagens femininas”.
Então, a dica da semana foi o NOITE ADENTRO, publicado pela Editora Grua, que é uma boa pedida para quem gosta de literatura regional, mas ao mesmo tempo quer histórias narradas no HOJE – afinal, ainda estamos aqui.
Esse texto tem como referências, além das minhas percepções enquanto leitor, algumas matérias que saíram sobre o autora em jornais tradicionais, como Zero Hora e, ainda, o site Literatura Policial.
Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um feliz ano novo e bons livros!