Mate & Prosa #31 – Karen

Posted on Posted in Sem categoria

Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 21/06/2018:

Olá meus amigos, aqui quem fala é o escritor Rodrigo Tavares e estamos de volta com o nosso boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes, nesse formato novo. Ao mesmo tempo que estou ao vivo falando com vocês na RadioSul, estou também ao vivo no Stories do Instagram @tavaresbage, a fim de nos aproximar ainda mais dos nossos seguidores.

A dica dessa semana é o livro “Karen” da escritora portuguesa Ana Teresa Pereira.

Karen é um livro surpreendente que eu comprei na minha viagem a Portugal, mas que já estava no meu radar desde o seu lançamento pela editora Todavia aqui no Brasil. Essa que é uma das novas casas editoriais do país e que está apresentando um belo trabalho com escritores brasileiros contemporâneos e, também, buscando o que melhor tem saído pelo mundo.

Ana Teresa Pereira venceu o prêmio Oceanos do ano passado, ganhando o prêmio máximo no valor de R$ 100 mil, por seu último romance, “Karen”, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo nos 15 anos de história da premiação. Após publicar mais de 20 de livros em seu país natal e de ser traduzida para o inglês, francês, alemão, italiano, eslovaco, entre outros idiomas, Ana Teresa marcou sua estreia nas prateleiras brasileiras com este “Karen”.

A história de Karen é comum a diversos thrillers psicológicos: uma mulher desperta numa casa decrépita no interior da Inglaterra sem reconhecer nenhum de seus habitantes. Sabe apenas que gosta de pintar e frequentar galerias de arte em Londres. Assessorada por Emily, a governanta, descobre se chamar Karen e ser casada com Alan, fim da linha de uma família arruinada. Visitando-os para fazer faxina, Carol, a jovem da aldeia e personagem mais normal da trama, completa o time de estranhos.

Karen não é Karen, e ela tem certeza disso, mas ao mesmo tempo sabe de coisas que apenas Karen, a que existiu, poderia saber antes de cair e bater com a cabeça e perder a memória. Karen existiu. Todos os moradores da casa fazem questão de provar que ela existiu, os moradores do vilarejo também a reconhecem como pessoa problemática. Mas nada disso faz sentido – nem aqui e muito menos no livro. Então quem é essa Karen que acompanhamos afinal?

É um livro diferente de tudo que temos lido, e trás uma força que já vem sendo comum nos livros da literatura portuguesa contemporânea que tenho lido. Pessoal: leiam Karen.

Então, a dica da semana foi o KAREN, publicado pela Editora Todavia, que é uma boa pedida para quem tem interesse em conhecer a literatura portuguesa contemporânea.

Esse texto tem como referências, além das minhas percepções enquanto leitor, algumas matérias que saíram sobre a autora em jornais tradicionais, como O Globo e O Estadão.

 

Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um feliz ano novo e bons livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *