Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 05/01/2018:
Olá meus amigos, aqui quem fala é o Rodrigo Tavares e esse é o nosso boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.
A dica dessa semana é o livro “Morreste-me” do escritor português José Luis Peixoto.
Morreste-me é um livro meio ficcional, meio autobiográfico, de leitura rápida e muito dolorida. É a história da perda de um pai, é um discurso livre sobre o luto do autor, sobre a despedida do pai.
Morreste-me narra essa despedida e tem momentos poéticos com simbologias fortíssimas, sobre a despedida, sobre quando o filho finalmente se torna adulto e “veste as roupas do pai”. É um livro que é exatamente como o luto de alguém próximo. A primeira leitura nos abala, nos arranca lágrimas, nos deixa perdidos. Porém, com o tempo, podemos enxergar as técnicas utilizadas pelo autor, sua organização, suas escolhas metafóricas e de símbolos e podemos afirmar com toda certeza: é um grande livro.
Então, a dica da semana foi o MORRESTE-ME, publicado pela Editora Dublinense, que é uma boa pedida para quem tem interesse em conhecer a literatura portuguesa contemporânea.
Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um feliz ano novo e bons livros!