MATE & PROSA #1

Posted on Posted in Sem categoria

No dia 21 de julho iniciamos o projeto “MATE & PROSA”, com dicas de livros para os ouvintes da Radiosul.net.
A primeira dica foi o livro “Travessia” da escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, que completa a TRILOGIA FARROUPILHA, composta do já clássico A Casa das Sete Mulheres e do livro Um Farol no Pampa.

Diferentemente do que aconteceu na minissérie, o primeiro livro acompanhava única e exclusivamente os fatos que ocorreram dentro da casa da família de Bento Gonçalves. Assim, na obra original nunca mais vimos o Garibaldi desde o momento em que ele foi embora da Estância. O livro Travessia acompanha a jornada do revolucionário italiano daquele ponto em diante, passando por Laguna, onde ele conheceu e se apaixonou pela Anita e da aventura do casal na Grande Guerra do Uruguai e depois na unificação da Itália.

Já ouvi comentários que a autora estaria pensando em escrever um livro com os últimos anos de vida do herói italiano, porém totalmente desvinculado dessa Trilogia Farroupilha.

O grande feito da Leticia foi dar voz as mulheres, tão silenciosas na nossa literatura dominada por escritores masculinos. Na Trilogia Farroupilha as mulheres são as protagonistas, todas elas repletas de coragem, delicadeza, paixão e ciúmes. No livro Travessia, a Anita chega ao ápice desse empoderamento feminino na literatura gaúcha.
O mais interessante disso, é ver que a Letícia viu esse espaço na nossa literatura e foi lá e fez, ao invés de ficar fazendo reclamações que os homens não dão voz as mulheres – o que tem acontecido na música regional. Parabéns Leticia, por não precisar usar os homens como bengalas, reclamando de uma eventual omissão, mas ir lá e escrever o livro que nossas mulheres merecem.

De qualquer forma, o grande Érico Veríssimo já havia criado personagens femininas fortíssimas, porém as da Leticia – pelo fato de ela ser uma mulher – possuem uma importância maior nesse debate sobre o “machismo” e a cultura gaúcha.

Então, a dica da semana foi o livro TRAVESSIA lançamento da Bertrand Brasil, que é uma boa pedida para quem gosta dos romances históricos.

Você editor ou livreiro quer ser nosso parceiro? Entre em contato!

Abraços,

R. Tavares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *