Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 12/07/2018:
Olá meus amigos, aqui quem fala é o escritor Rodrigo Tavares e esse é o boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes. Estamos ao vivo na RadioSul.net e no Stories do Instagram @tavaresbage.
A dica dessa semana é o livro “Longe da água” do escritor Michel Laub.
A partir da relação de amizade entre dois garotos, dos lances de um breve namoro de verão e das lembranças da rotina opressiva do colégio, o narrador de Longe da constrói uma narrativa delicada e intensa sobre a fabulação da memória, a entrada no mundo adulto e a descoberta da dor e da perda.
“Nada pode ser tão banal, mas não é bem disso que estamos falando.” A frase que abre o livro é o resumo de como os temas se apresentam: depois do mote inicial – uma relação de amizade e um breve namoro de verão – segue-se o relato de uma formação intelectual e afetiva.
Aos poucos, o leitor descobre que, por trás da leveza narrativa e do encadeamento fluente das memórias do protagonista, Longe da água é uma narrativa intensa e reveladora sobre a entrada no mundo adulto, a descoberta da dor e os efeitos duradouros da perda e da culpa.
Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um feliz ano novo e bons livros!
– Sebinho