Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 23/03/2018:
Olá meus amigos, aqui quem fala é o Rodrigo Tavares e esse é o nosso boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.
A dica dessa semana é o livro de poesia “Vida e Morte de Rimbaud na Terra do Sempre” do escritor gaúcho Stéfano Deves.
Esse é o primeiro livro de poesias que estou sugerindo aqui no Mate & Prosa. E eu escolhi o livro do Stéfano por mais de uma razão. A primeira é óbvia: a qualidade e a profundidade dos poemas do Stéfano mostram o quão maduro um poeta pode ser, independentemente de sua idade. Nascido em 1992, o jovem Stéfano deixou o nosso plano muito cedo, mas de suas vivências deixou muita coisa retratada em suas poesias, às quais quando lemos podemos ter a certeza de que a alma desse artista já trazia um conhecimento profundo, de outras vivências e experiências.
“Nada mais natural
Que viva e morra
No silêncio da minha órbita:
Sou um astronauta de mim mesmo.”, já alertava Stéfano em suas firmes linhas.
Disse ainda:
“Há algo de encantador
Na sutileza
Da nossa ingratidão”
Um outro motivo para trazer uma poesia contemporânea nesse quadro, é para alertar que os caminhos de um poema são imensos, existem muitas escolas e jeitos de sentir e transmitir, muitos poetas perdidos por aí, que as vezes são impedidos de seguir pois seus textos não se encaixam nas métricas pedidas pelos melodistas… Trouxe esses textos para lembrar que poesia é uma arte em si mesmo… Se não vira música, pode virar um livro. Sejam livres ao criar seus poemas!
E um terceiro motivo é que o VIDA E MORTE DE RIMBAUD NA TERRA DO SEMPRE, é um lançamento da Editora Taverna, uma editora que está dando seus primeiros passos e recebeu tão bem a segunda edição do meu livro, Andarilhos. Conheçam os livros da Editora Taverna. Vem muita coisa boa por aí!
Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um bom fim de semana e bons livros!