Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 26/03/2018:
Olá meus amigos, aqui quem fala é o Rodrigo Tavares e finalmente estamos de volta com o nosso boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.
A dica dessa semana é o livro “Ruína y Leveza” da escritora gaúcha Júlia Dantas.
“Quando se vê diante da perda de (supostas) certezas, uma jovem publicitária se lança em uma viagem sem objetivos claros e sem rota definida. Entre cidadezinhas arenosas do Peru e uma mina de estanho na Bolívia, ela atravessa fronteiras e se permite descobrir novos caminhos e pessoas, carregando na mochila um passado que ainda pesa”. Essa é a sinopse desse belo livro, que foi finalista do Prêmio Açorianos.
Ele é um livro que trata das redescobertas de uma personagem riquíssima, que ao se inserir no interior da América do Sul passa a se sentir como pertencente dessa latinidade, que nós, brasileiros em geral, mesmo que involuntariamente, nos colocamos tão distantes. Somos latinos, mas fora do Brasil os nossos “Hermanos” não nos reconhecem como seres daqui, a primeira vista podemos ser de qualquer lugar do mundo. Essa e outras reflexões fazem parte desse belo relato escrito de forma perfeita pela Júlia. É um livro leve, de leitura agradável e fluída.
“Este não é um livro para sublinhar pontos turísticos, nem falar de nativos exóticos, ou reiterar discursos sobre locações místicas com guias simpáticos. Ele vai te arrastar pelo cenário de sonhos perturbadores, te fazer caminhar muito, te nausear, acelerando e retrocedendo. Vai te meter dentro da terra, no meio da América do Sul, e te chacoalhar com nada menos que todos os séculos em que sobre ela se arruinaram impérios e pessoas”, disse Débora Ferraz
Então, a dica da semana foi o RUÍNA Y LEVEZA, publicado pela Não Editora, que é um livro leve e um exemplo da qualidade da literatura contemporânea brasileira.
Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um bom fim de semana e bons livros!