Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 02/02/2018:
Olá meus amigos, aqui quem fala é o Rodrigo Tavares e esse é o nosso boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.
Nessa semana, eu farei uma coisa que ainda não havia feito. Porém, preciso utilizar desse espaço para dividir com vocês uma alegria e divulgar o meu trabalho. Então, a dica dessa semana é o livro “Noite Escura” um suspense de R. Tavares.
O Noite Escura foi lançado no ano de 2009 de forma totalmente independente, ficando restrito a região de Bagé e nunca estava na minha ideia relança-lo. Porém, devido ao sucesso do livro Andarilhos, que esgotou em menos de seis meses, recebi inúmeros pedidos de novos leitores que queriam conhecer aquela novela de estreia.
O Noite Escura conta a história de um crime encomendado que não tinha nada para dar errado, porém uma pessoa no lugar errado foi testemunha ocular desse crime e, a partir daí, quando um pistoleiro profissional comete um erro, ninguém está a salvo na sua busca pelo acerto. Quando um jovem está no lugar errado e na hora errada, ele se torna o alvo perfeito para uma noite que se tornará cada vez mais escura.
Tudo isso se passa numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, próxima a fronteira, na época da Semana Farroupilha, misturando nossos elementos regionais, com os elementos universais desse gênero literário. Noite Escura foi o princípio do que venho chamando de literatura regional contemporânea, um selo que coloquei na minha literatura, que tem identidade, sotaque e, apesar disso, é universal e tem alcançado leitores do brasil inteiro – porquê eu uso o regional como o elemento diferenciador, e não como o enredo da minha história.
O Noite Escura foi pensado como uma homenagem aqueles livrinhos de banca de revista, normalmente faroestes e policiais, hoje em dia encontrados apenas nos sebos, que eram os chamados “pulp fictions”, pois o papel utilizado era o da polpa da celulose, um papel de péssima qualidade, mas que permitia que os livros fossem muito baratos.
Essa semana chegou a segunda edição do livro Noite Escura, publicado pela Editora Martins Livreiro, que é uma boa leitura para quem gosta de livros policiais, de faroeste e regionais.
Vocês podem adquirir me procurando nas redes sociais, no grupo da RadioSul, no inbox do Instagram ou através do e-mail contato@escritortavares.com.br.
Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um bom fim de semana e bons livros!