Mate & Prosa #33 – as horas não importam mais

Posted on Posted in Sem categoria

Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 05/07/2018:

Olá meus amigos, aqui quem fala é o escritor Rodrigo Tavares e esse é o boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes. Estamos ao vivo na RadioSul.net e no Stories do Instagram @tavaresbage.

A dica dessa semana é o livro “as horas não importam mais” do escritora gaúcha Kelli Pedroso.

O romance é uma especie de road novel, ou seja, um livro de estrada. Uma viagem interna e externa na vida dessa personagem. A viagem da personagem de  “as horas não importam mais”, é algo que o leitor não sabe se está realmente acontecendo. Uma mulher se deslocando pela BR 290 faz algumas paradas em locais desconhecidos e se envolve com vidas de estranhos, transformando para sempre algumas delas. Nesse trajeto, seu passado aparece em lembranças, divagações, sonhos.

É um livro pequeno e poderoso, curto e impactante como um soco. Como bem disse Pedro Palaoro: “Em uma história de atos repentinos e incisivos, a protagonista se mostra em uma trama tão simples quanto catártica. Apesar do texto exíguo, a narrativa não deixa a desejar em nada quanto a tensão necessária ao abordar os temas ali tratados, como a violência doméstica e desamparo emocional”.

A autora aborda temas grandiosos e delicados, como o abuso, o suicídio, trabalho escravo moderno, entre outras situações que recheiam as páginas e os quilômetros rodados no trajeto.

É uma história de crimes na imensidão das estradas gaúchas. Literatura brasileira e regional contemporânea da melhor qualidade.

Esse texto tem como referências, além das minhas percepções enquanto leitor, algumas matérias que saíram sobre o autora em jornais tradicionais, como Sul21 e, ainda, a coluna Folhetim do site da UFRGS.

Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um feliz ano novo e bons livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *