Mate & Prosa #22 – Todos os belos cavalos de Cormac McCarthy

Posted on Posted in Sem categoria

 

Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 19/01/2018:

Olá meus amigos, aqui quem fala é o Rodrigo Tavares e esse é o nosso boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.

A dica dessa semana é o livro “Todos os belos cavalos” do escritor norte americano Cormac McCarthy.

McCarthy é um dos melhores escritores americanos de sua geração com certeza e a maioria de nós se não leu nenhum de seus livros, já esbarrou por suas adaptações cinematográficas. Ele é um autor que, em regra, escreve sobre o interior dos Estados Unidos, com forte presença da natureza e homens problemáticos e normalmente o seu cenário é o interior americano, aquela região de fronteira, que tanto nos aproxima.

Todos os belos cavalos, primeiro volume da Trilogia da Fronteira, foi originalmente lançado em 1992 e recentemente a ele foi relançado no Brasil. O personagem principal, John Grady, é herdeiro de uma estância falida no oeste americano, porém a mãe resolve vender a propriedade e ele encilha seu cavalo e parte para o México, em busca de changas das haciendas de lá. Acompanhado do primo e de um jovem viajante misterioso, John encara de peito aberto os problemas e a violência da época, em um país diferente do seu, e nos diversos ritos de passagem que pontuam o fabulário masculino. “Independência, amor, assassinato, comprometimento e honra são os cinzéis que talham o protagonista nessa terra estranha, como bem disse Yuri Al´Hanati, resenhista do importante Jornal Racunho, que com certeza será indicado por aqui no momento apropriado.

Para quem ainda não leu McCarthy, fica a nossa dica. Procurem também os filmes que adaptam seus livros, como Onde os fracos não tem vez, A estrada e, até mesmo, Espírito Selvagem, que adapta esse livro, porém focando mais na parte romântica e menos na filosófica-existencial, como seria mais recomendável.

Então, a dica da semana foi o TODOS OS BELOS CAVALOS, publicado pela Editora Alfaguara, que é uma leitura obrigatória para quem busca literatura internacional de qualidade.

Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Um bom fim de semana e bons livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *