Mate & Prosa #37 Sangradouro de Martim César

Posted on Posted in Sem categoria

Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 02/08/2018:

Olá meus amigos, aqui quem fala é o escritor Rodrigo Tavares e esse é o boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.

A dica dessa semana é o livro “Sangradouro” do escritor Martim César.

O livro traz como pano de fundo a história do Rio Grande do Sul, o imaginário fronteiriço e o tempo das charqueadas. A publicação é uma edição ampliada de ‘Sob a luz de velas’, porém, com textos mais trabalhados e algumas variações. O autor busca retratar um pouco do lugar híbrido e mestiço em que habita; essa região de intersecção cultural, com suas singularidades e com seu pano de fundo mítico e histórico.

Dois afluentes de sangue correm nas páginas: aquele que tem a nascente no tempo de muitas guerras, no vai e vem da fronteira, na miscigenação forçada, no terrível extermínio indígena e na infame escravidão negra; e aquele que tem origem nas charqueadas, no caudal de sangue que saía dos corpos dos animais abatidos diariamente e que manchava de púrpura as águas do rio. A terra sangrava, com sangue de homens e animais, corria pelo rio.

Sangradouro, apesar da temática forte, não é um livro de leitura pesada, pelo contrário, temos aqui narradores experientes, que em algumas histórias aparecem mais, remetendo às conversas galponeiras, e em outras vezes menos, que nos conduzem com mãos firmes às histórias – fazendo jus ao histórico gaúcho de bons contistas e contadores de histórias – que da tradição oral passam para as páginas dos nossos livros.

 

Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Uma boa quinta e bons livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *