Mate & Prosa #36 – O inverno e depois de Luiz Antonio de Assis Brail

Posted on Posted in Sem categoria

Segue a reprodução do Boletim Mate & Prosa do dia 26/07/2018:

Olá meus amigos, aqui quem fala é o escritor Rodrigo Tavares e esse é o boletim semanal “MATE & PROSA”, com dicas de livros para nossos ouvintes.

A dica dessa semana é o livro “O inverno e depois” do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.

Nascido numa estância no interior gaúcho, próximo à fronteira com o Uruguai, Julius foi levado às pressas pelos pais a São Paulo, ainda criança, em circunstâncias não de todo esclarecidas. Um tempo depois, vê-se órfão e é criado por tia Erna, professora de música. Quando jovem, graças à herança dos pais, vai estudar violoncelo na Alemanha. O homem que de lá retorna é um ser culto, mas meticuloso e frio, e que padece de uma condição especial: é um observador da própria vida, sempre distante, sempre elaborando frases e diálogos mentais para si mesmo, incapaz de agir de forma espontânea.

Tal jornada, narrada com maestria por Luiz Antonio de Assis Brasil, transita por diversos pontos do tempo e do espaço – a estância da infância, a vida em São Paulo, os estudos na Alemanha, e o presente, incerto – e é ladeada por figuras femininas cuja presença ou ausência moldaram a vida de Julius.

CONFORME A FOLHA DE SÃO PAULO: Em tempos de autoficcção, o livro do Assis é um ode ao romance.

Eu sou Rodrigo Tavares e esse foi o nosso boletim semanal “MATE & PROSA” aqui na RadioSul.Net. Nosso boletim já está disponível no site escritortavares.com.br e nas redes sociais da Regional por Excelência. Uma boa quinta e bons livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *