“O Sertão é o Mundo”, disse, certa vez, Guimarães Rosa. O mesmo poderíamos dizer sobre o Pampa, esta espécie de sertão meridional que baralha fronteiras e entremescla muitas pátrias. É no vasto e inesgotável, rico e melancólico mundo pampiano que transitam os personagens de R. Tavares: Pedro Guarany, changador marcado por uma antiga tragédia; João Fôia, lacônico homem cuja real personalidade é um mistério; e o francês Alphonse Saint Dominguet, cujo olhar forasteiro revela a estranheza, os arcaísmos e a alma profunda destes rincões à margem do mundo.  

Esses três andarilhos se reúnem em uma improvável comitiva de viagem, passando por cenários pitorescos, enfrentando ameaças e, principalmente, o passado - sempre à espreita (como um tigre nas matas) - pronto para cobrar seus tributos.

Trata-se de uma história que envolve temas universais, como o amor, a perda, amizade e (quem sabe) a redenção, e que apresenta grandes e verossímeis personagens - que criam empatia logo nos primeiros traços.

OPINIÕES

Tudo é autêntico nesta narrativa, principalmente Pedro Guarany, o personagem principal, que nos encanta ao domar cavalos pelo diálogo das mãos experientes, sem jamais apelar para a violência. E pela saga da sua vida, onde enfrenta os desafios da pobreza e da mestiçagem, guardando os valores essenciais do que entende por gaúcho.

Uma Narrativa Regional Autêntica Alcy Cheuiche

O leitor mergulhará em um Pampa ao mesmo tempo imaginário e real: interiores e estâncias, corredores e capões, desde a mítica região das Palmas, cruzada pelo hoje ameaçado rio Camaquã, até o célebre Castelo de Pedras Altas. Escrito por alguém que conhece a fundo esse universo cultural, o romance de Tavares vem soprar um novo e necessário vigor na literatura regionalista do Sul

Novo vigor para a Literatura Regional José Francisco Botelho

O livro do Rodrigo evoca um Rio Grande escondido, embrenhado no pampa, um Rio Grande de lendas, amores e segredos, de homens sem pouso e mulheres sem voz, mas cheias de coragem. É quase um “road movie” literário: a história sem pouso de um homem sem paz.

Rio Grande de lendas Letícia Wierzchowski

QUER UMA AMOSTRA?

Preencha o formulário para receber no seu e-mail uma amostra de Andarilhos